A Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas muito comum na população mundial, atualmente. Já é considerada um problema de saúde pública. Suas primeiras manifestações podem aparecer na boca. Sendo assim, o cirurgião-dentista precisa
conhecer a doença para conduzir o tratamento da melhor maneira.
Na primeira consulta, será necessário obter o máximo de informações sobre a doença do paciente. Através de uma anamnese bem feita e um exame clínico criterioso, o dentista será capaz de decidir qual o melhor tratamento para seu paciente. Informações importantes devem ser colhidas, como:
- tipo da doença (tipo 1 ou tipo 2)
- tempo de diagnóstico
- medicação utilizada
- manifestações sistêmicas
- manifestações bucais presentes, como por exemplo xerostomia (boca seca), infecções
fúngicas ou virais, doença periodontal e cárie dentária
O dentista ainda poderá pedir exames complementares de imagem e de sangue. Também deverá ser avaliada a hemoglobina glicada de pacientes previamente diagnosticados e encaminhar pacientes com suspeita da doença para um médico.
No dia da consulta, é recomendado que:
- o paciente se alimente normalmente
- o paciente realize o uso de suas medicações.
- consultas curtas, no início da manhã e glicosimetria deve ser realizada no
início do atendimento.
Não é necessário o uso de antibióticos nos procedimentos odontológicos de rotina, mas na presença de infecções bucais, estes devem ser prescritos, devido à baixa resistência e ao retardo da cicatrização em pacientes diabéticos. Pacientes compensados podem receber anestésico com vasoconstrictor adrenérgico e os descompensados não devem sofrer nenhum tratamento eletivo.
Desta maneira, a boca pode ser o primeiro local a ter manifestação do Diabetes Mellitus e cabe ao cirurgião-dentista reconhecê-la, encaminhar o paciente para o médico e participar do tratamento como parte de uma equipe multidisciplinar.
Dra. Melissa Lucena – Cirurgiã-Dentista (CRO/RJ 28613)
Especialista em Dentística, Odontologia do Trabalho e Endodontia

Você precisa fazer login para comentar.