Nos anos 30, um dentista de Hollywood, chamado Charles Pincus, recebeu a missão de melhorar, esteticamente, o sorriso de alguns artistas da época. Ele criou uma maneira de fixar finas capas (facetas) de porcelana ou resina sobre os dentes durante as filmagens. No entanto, a fixação não era ideal. Assim, a técnica caiu em desuso. A partir de 1955, descobertas importantes sobre os materiais odontológicos, permitiram a evolução dos estudos dos anos seguintes. Até que em 1983/1984, técnicas de tratamento da superfície cerâmica possibilitou que os laminados fossem colados aos dentes de forma eficiente.
Atualmente, com a busca pelo sorriso perfeito, as facetas cerâmicas têm sido muito utilizadas. A cor e o posicionamento dos dentes são muito importantes para a escolha do tipo de cerâmica que será usada. Assim como determinar a espessura de esmalte que será desgastado. Em alguns casos, é possível fazer um desgaste mínimo, em torno de 0,2 mm ou até não fazer desgaste algum, são as famosas facetas “lentes de contato”.
Esse tipo de trabalho é muito indicado para fechamento de diastemas, correções de cor, pequenos ajustes de posicionamento do dente e finalizações de tratamentos ortodônticos. Lembre-se que nem tudo que está na moda será o melhor ou servirá pra você. Por isso, confie no seu dentista. Ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Dra. Melissa Lucena – Cirurgiã-Dentista (CRO/RJ 28613)
Especialista em Dentística, Odontologia do Trabalho e Endodontia

Um comentário em “Sorriso de Hollywood: deixe a Odontologia fazer isso por você! – por Dra. Melissa Lucena”
Os comentários estão encerrados.