O povo brasileiro é vaidoso. O desejo pelos dentes brancos e perfeitos aumentou cerca de 300%, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), entre 2014 e 2017. A evolução dos materiais aplicados, técnicas utilizadas e a popularização dos procedimentos entre as pessoas famosas, fez com que a busca por esses procedimentos colocasse o Brasil no 2º lugar mundial de tratamentos estéticos odontológicos. Atrás apenas dos Estados Unidos.
Clareamento dos dentes e colocação de laminados cerâmicos ultra-finos (as famosas lentes de contato) estão entre os primeiros procedimentos solicitados.
No entanto, muitos têm recorrido à fórmulas caseiras para clarearem os dentes ou compram material clareador pela internet. Usam sem a supervisão do Cirurgião-Dentista, expondo-se a riscos e complicações que poderiam ser evitadas. Manchamento dos dentes, erosão do esmalte dentário, queimadura da bochecha e língua, irritação da gengiva, cárie, prejuízo à polpa, sensibilidade dentinária e agravamento de doenças preexistentes são alguns exemplos.
O dente faz parte do corpo humano. Por ele passam vasos sanguíneos e inervação. Ele está inserido na cavidade bucal, juntamente com tecidos e estruturas importantes, assim como os órgãos vitais. A grande maioria das pessoas não valorizam os dentes como eles devem ser valorizados. Esquecem-se que agressões a eles, podem refletir em outras partes do corpo. De forma branda ou até mais gravemente.
Por isso, vá ao dentista regularmente. Procure um profissional da área para realizar os procedimentos estéticos da maneira correta e em segurança. Lembre-se que sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar.
Dra.Melissa Lucena -Cirurgiã-Dentista (CRO/RJ28613)
Especialista em Dentística, Odontologia do Trabalho e Endodontia

Um comentário em “Quer clarear os dentes com segurança? – por Dra. Melissa Lucena”
Os comentários estão encerrados.