Atendo muitas pessoas que chegam ao consultório com dúvidas sobre vários temas dentro da Odontologia. Selecionei as 7 mais frequentes para responder agora!
1- Clareamento dentário estraga os dentes?
Esse procedimento é seguro para os dentes desde que seja realizado respeitando critérios avaliados pelo dentista antes de iniciá-lo. Por isso, é muito importante fazer uma consulta inicial, onde a saúde bucal do paciente será avaliada. Caso haja alguma alteração, esta deverá ser recuperada antes de iniciar o clareamento.
2- Pastas branqueadoras funcionam?
Estas pastas apresentam componentes abrasivos na composição. Eles fazem uma exfoliação das manchas superficiais do dente. Mas, infelizmente, também agem sobre o esmalte dentário, promovendo sua erosão. Sendo assim, o paciente pode ter sensibilidade e em casos avançados, perda de estrutura dental.
3- Criança trata canal de dente?
Essa situação não é muito comum, porém pode ser necessária sim. O dente de leite, tal qual o permanente possui 3 camadas: esmalte, dentina e polpa. Uma cárie profunda ou um trauma, em dentes de leite que ainda estão longe de caírem, podem levar ao tratamento do canal. Por isso, trate bem dos dentes dos seus filhos!
4- Soluções para bochecho substituem a escovação?
Não! A melhor higiene bucal é a realizada com escova dental, pasta e fio dental! Essas soluções são muito boas para serem usadas em situações específicas, como em alguns pós-operatórios.
5- Por que as gengivas sangram quando passa o fio dental?
Na realidade elas estão sangrando porque a pessoa não tem o hábito de passar o fio dental diariamente. A escova não limpa entre os dentes. Então, no local irá acumular restos de alimentos, saliva e microorganismos que causarão a inflamação da região. Como a área está inflamada, ao passar o fio, ela sangrará. O tratamento é muito simples: usar o fio dental diariamente! Conforme a área for sendo limpa, a inflamação regredirá e parará de sangrar. Lembrem que gengiva sadia não sangra!
6- Problemas cardíacos podem ser causados por problemas bucais?
Sim! O sangue que circula pelo corpo é o mesmo que passa pela boca. Quando um microorganismo bucal atinge a corrente sanguínea, ele circulará por todo o corpo, podendo se instalar em outras regiões, como o coração.
7- Qualquer pessoa pode receber implante dentário?
Para se realizar um implante dentário muitos exames são pedidos para avaliar se o paciente poderá realizar o procedimento. Exames de imagem da área escolhida e um risco cirúrgico sempre são pedidos. Caso haja alteração, o dentista poderá encaminhar o paciente a um médico e, futuramente, reavaliá-lo.
Dra. Melissa Lucena – CRO/RJ 28613 – Cirutgiã-Dentista
Especialista em Dentística, Odontologia do Trabalho e Endodontia

Você precisa fazer login para comentar.