A cárie é um fenômeno de desmineralização do dente em consequência da ação de ácidos liberados por bactérias e alteração de pH da saliva. Isto é, não é um “bichinho que come o dente”, como contamos para as crianças. É ciência! Na nossa boca existem milhares de microorganismos, dentre eles uma bactéria, sacarose dependente, chamada S. mutans. Ela é a principal responsável por essa desmineralização. Já a saliva, age promovendo um reequilíbrio nesse quadro. Se ela estiver ácida, a ação das bactérias aumenta. Quando o esmalte do dente estiver muito enfraquecido, ele quebrará e formará uma cavidade, onde mais microorganismos se alojarão e continuarão o processo. Até atingirem a polpa do dente! No adulto, quando isso acontece, tratamos o canal e reconstruimos a coroa do dente. Na criança, também podemos tratar o canal do dente de leite. Mas, sob o dente de leite, existe o germe dentário do permanente. Se essas bactérias o alcançar, o processo de desmineralização começará neste novo dente. Assim, uma cárie que começou no dentinho de leite, passou para o dente permanente, que já nascerá cariado!
- Como evitar a cárie:
Desde 2013, a Associação Brasileira de Odontopediatria, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, de 2009, recomenda o uso de pastas fluoretadas por crianças desde o surgimento dos primeiros dentes de leite. Mais recentemente, A Sociedade Americana de Odontopediatria (AAPD) passou a fazer está mesma indicação. Ter uma dieta saudável, com pouco açúcar e visitas regulares ao dentista também são muito importantes.
- Como usar a pasta fluoretada na criança:
Para crianças, a quantidade de flúor na pasta deve ser de aproximadamente 1100 ppm. Bebês e crianças que ainda não sabem cuspir, é indicado uma quantidade de 0,1g de pasta, o equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru. Para os que já sabem cuspir, 0,3g, o equivalente a um grão de ervilha. Até os 6 anos de idade, é preferível que essa escovação seja feita ou supervisionada , dependendo do desenvolvimento motor da criança, por um adulto. Duas vezes ao dia com a pasta fluoretada já será o suficiente. Para as outras escovações, preferir pasta de dente sem flúor.
Sendo assim, cuidar dos dentes de leite é tão importante quanto cuidar dos dentes permanentes. Eles serão substituídos sim, mas seu sucessor deverá chegar intacto! Visitar regularmente o dentista é cuidar da sua saúde bucal. Leve seus filhos desde pequenos às consultas odontológicas. Prevenir sempre será mais barato que consertar!
Se quiser sugerir um tema para meu próximo artigo, visite www.melissalucena.com.br. Vá em Contato e deixe sua mensagem. Quem sabe sua dúvida não vira um post?
Melissa Lucena

Você precisa fazer login para comentar.