Conheça 5 dores de dente que não são causadas pelo dente!

Sentir dor em qualquer parte do corpo é ruim. Principalmente, se ela for na cabeça. A dor de dente é considerada umas das piores sensações para o ser humano. A polpa dentária é composta de nervos, artérias e veias. Fica inserida no meio de uma estrutura rígida, a dentina. Assim, quando está inflamada e incha, acaba sendo comprimida pelas paredes ao redor, tornando a dor maior do que realmente seria. No entanto, nem sempre a origem dela está no dente….

Veja 5 causas de dor que podem ser confundidas com dor de dente:

  1. Sinusite: quando a pessoa tem esse quadro, os seios da face ficam cheios de secreção. Pela proximidade anatômica com as raízes dos dentes superiores posteriores, muitas vezes é confundido com dor de dente e a pessoa acha que tem que tratar o canal.
  2. Angina: a polpa dental é composta de nervos, artérias e veias. O sangue que passa pelo corpo, chega ao dente também. Dores agudas de dente podem ser um sinal não muito frequente, mas que existe, de um problema cardíaco.
  3. Bruxismo e apertamento: o dente tem ligamentos sensoriais ao redor de suas raízes. Quando ocorre o quadro de bruxismo ou de apertamento dentário, há uma sobrecarga desses ligamentos, deixando a região sensível.
  4. Tensionamento muscular: se os músculos em questão forem os da face, da mímica ou do pescoço, podem desencadear uma parafunção e refletirem nos ligamentos sensoriais que estão ao redor do dente.
  5. Nevralgia do Trigêmeo: o nervo Trigêmeo é muito importante para a face. As pessoas têm dois dele, um para o lado direito da face e outro para o esquerdo. Ele abrange área de olhos (ramo oftálmico), área de nariz e lábio superior (ramo maxilar) e área de ouvido e lábio inferior (ramo mandibular). Causas simples como o ato de barbear-se ou mais complexas, como Esclerose Múltipla, podem ser uma das causas.

Se quiser assistir esse post em vídeo, clica aqui!