Minha gengiva está sangrando. Será gengivite? – por Dra. Melissa Lucena

Você alguma vez já notou o fio dental sujo de sangue depois de usá-lo? Ou quando morde uma maçã, a marca da mordida fica com um pouco de sangue? Certamente, se isso já aconteceu, você deve ter se perguntado o que fazer. A boa notícia é que a solução costuma ser simples!

A gengiva é uma região rica em vasos sanguíneos. E, em nossa boca existe uma infinidade de microorganismos. Alguns são patogênicos (provocam doenças) e outros são não-patogênicos (não nos causam mal). O equilíbrio entre elas é fundamental para a manutenção da nossa saúde bucal.

Quando o ambiente oral fica favorável às bactérias patogênicas, nosso corpo tenta reequilibrá-lo, aumentando o fluxo sanguíneo para a região. Assim, as nossas células de defesa chegam mais facilmente ao local para trabalharem. Desta forma, a região ficará inflamada e sangrando facilmente a um leve toque. Esse quadro é chamado de gengivite.

Quando a pessoa não faz a higiene da boca corretamente, escovando os dentes após as refeições e usando o fio dental diariamente, resíduos de alimentos ficam entre os dentes, servindo de nutriente para as “bactérias más”.

Assim, quando a pessoa passa o fio dental, a gengiva que está inflamada, sangrará! E, para corrigir o problema, a limpeza da boca deverá ser intensificada. O conjunto escova de dentes, pasta dental e fio dental devem ser usados mais vezes e de forma mais caprichada! Conforme a área for ficando limpa, a inflamação diminuirá e o sangramento irá parar!

Para prevenir que ele volte, faça a higiene bucal completa e da forma correta diariamente. Lembre-se: gengiva sadia não sangra! Se sangrou é porque tem alguma coisa errada. Em geral, o errado é sujeira!

Existem outras causas de sangramento gengival, como doença periodontal ou alguma alteração sistêmica da pessoa. Mas, falarei disso em um outro post!


Dra. Melissa Lucena – Cirurgiã – Dentista ( CRO/RJ 28613)

http://www.melissalucena.com.br

(Imagem de Steve Buissinne por Pixabay)

Um comentário em “Minha gengiva está sangrando. Será gengivite? – por Dra. Melissa Lucena

Os comentários estão encerrados.