
Clareamento Dental é um assunto já bem debatido na internet e fora dela há bastante tempo.
Para termos uma ideia, em 2003, meu tema da monografia de conclusão de curso na especialização em Dentística, na UERJ, foi sobre o Clareamento a LASER! Muitos conceitos já mudaram desde então.
É um tema que me agrada e gosto de escrever sobre ele. Se você quiser saber um pouco mais sobre Clareamento Dental, sugiro ler esse outro post.
Com a pandemia iniciada em 2020, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa. E, por isso, passaram a usar mais recursos de Videoconferência. As Lives e encontros virtuais com a família e amigos tornaram-se rotina.
E, com isso, as pessoas começaram a se enxergarem Mais nas Telas. Passaram a notar mais seus rostos e seus sorrisos. Perceberam pequenas alterações de cor e forma dos dentes que antes nem notavam.
Então, a procura por Fórmulas Mágicas ganhou espaço na vida delas.
Em um vídeo que gravei ano passado para o meu Instagram, falei exatamente sobre essa procura por Soluções Milagrosas para clareamento dos dentes.
Se uma busca rápida na internet for feita, a oferta de vídeos “ensinando “ o clareamento caseiro com produtos variados é extensa! A lista de ingredientes é bem diversificada. Tem morango, limão, violeta genciana e até carvão ativado!
Também existem produtos industrializados de fabricantes conhecidos e consagrados no tema limpeza dentária que prometem o clareamento dos dentes. Você pode usar na forma de creme dental ou até na própria escova de dentes. As cerdas tem o carvão ativado impregnado nelas.
Agora, temos que pensar em duas coisas:
- Isso funciona mesmo?
- O mais importante: fará mal para mim?
Por isso, as pesquisas são tão importantes!
Separei três pesquisas sobre esse tema. Vejam abaixo:
- A Primeira avaliou quatro componentes presentes nesses produtos. O carvão ativado, a covarina azul, peróxido de hidrogênio e microesferas. Foi concluído que houve clareamento, sendo a covarina azul e as microesferas com melhor resultado. Lembrando que essa pesquisa foi feita em laboratório, onde a realidade é simulada. Mas, clareia! (Acesse a pesquisa aqui)
- O Segundo estudo avaliou o efeito do carvão ativado sobre a coloração dos dentes e o efeito sobre o esmalte dentário. O resultado mostrado foi nenhuma alteração de cor e aumento na rugosidade do esmalte. (Acesse a pesquisa aqui)
- O Terceiro testou o efeito da covarina azul sobre restaurações em resinas escurecidas artificialmente. Os pesquisadores concluíram que o efeito clareador aparente está relacionado a componentes abrasivos também contidos nas pastas dentais. (Acesse a pesquisa aqui)
Baseado nessas pesquisas, podemos concluir que o Efeito Clareador notado é pelo desgaste da superfície dental. Seja ela o esmalte natural ou a resina da obturação ou da lente de contato.
Deixarei aqui uma maneira simples e eficiente para ter dentes bonitos e sempre saudáveis! Assista!
Agora, você poderá avaliar por si só se vale a pena usar ou não esses produtos ou fórmulas mágicas caseiras da internet. Pense bem!
Você precisa fazer login para comentar.