6 Mitos sobre Higiene Bucal

Todo mundo tem um truque perfeito para ter dentes sempre bonitos e saudáveis!

Hoje, eu escolhi seis que não valem a pena e vou explicar o porquê.

São verdadeiras Lendas Urbanas!

Acompanhem:

  1. Escova de cerdas duras escovam mais os dentes: Errado. Escovas de cerdas duras machucam a gengiva causando retração e exposição da raiz. A pessoa pode ter sensibilidade nos dentes por causa dessa retração gengival. A raiz do dente tem terminações nervosas e é protegida do meio externo pela gengiva. Quando a gengiva sai, a raiz fica exposta e pode ficar sensível. Com o tempo, se a pessoa continuar a escovar os dentes com essa mesma escova de cerdas duras, essa raiz exposta começará a se desgastar. Terá perda de estrutura da raiz do dente.
  2. Escovas grandes são melhores: será? As pessoas têm tamanhos diferentes. Umas são altas, outras são baixas. Umas têm boca grande, outras boca pequena, mesmo sendo altas. Não tem regra. Geralmente, as escovas de cabeça menor são mais universais. Porque elas alcançam até o último dente, de qualquer pessoa. E, por serem menores, escovarão dente por dente. Então, tendem a limpar melhor.
  3. Se a gengiva sangrar passando o fio dental, melhor não passar mais: Não faça isso! Gengiva sadia NÃO sangra! Se está sangrando, é porque tem alguma coisa errada. Ela está inflamada. E, quase sempre a causa dessa situação é sujeira acumulada entre os dentes. Quando o fio dental passou e sangrou, na verdade ele passou numa região inflamada, por isso o sangramento. Mas, também levou parte da sujeira embora. Se você usar o fio mais vezes, ele limpará mais um pouco cada vez que passar por ali . Até que a região ficará limpa e sem sangramento! Agora, se você parar de limpar, voltará tudo como antes.
  4. Escova cara que é boa: Até parece! De que adianta comprar uma escova cara e não usar? Escova no armário não limpa dente! A melhor escova é a que você usa de forma correta. Eu tenho um vídeo onde ensino a escovar os dentes do jeito certo e um outro ensinando a usar o fio dental. Estão na playlist de Cuidados Diários, no meu canal do YouTube. Podem assistir depois clicando aqui!
  5. Enxaguante bucal substitui o fio dental: O fio dental limpa porque ele se arrasta na superfície do dente. Do mesmo jeito que a escova. O enxaguante bucal é líquido. Por mais forte que você bocheche, não será a mesma coisa que a remoção mecânica feita pelo fio. Eu indico enxaguante bucal para alguns casos específicos. Não para usar todos os dias. O melhor é usar fio dental diariamente.
  6. Pastas abrasivas limpam mais: talvez o melhor seja falar que elas gastam mais seus dentes. Essa substância arenosa vai desgastar o esmalte do seu dente e se tiver retração gengival, vai gastar a raiz também. Lembra do que eu falei no item 1, sobre as cerdas duras? Vai acontecer a mesma coisa.

Agora, a decisão de compra será sempre sua. Por isso, quando for comprar seu kit higiene bucal, leia bem o que está escrito nas embalagens. As informações estão todas lá!

Se quiser assistir ao vídeo desse post, clique neste link!

Quer falar comigo? Ficou alguma dúvida? Manda uma mensagem por aqui!

Saúde, Sucesso e Sorria! Sempre!

Dra. Melissa Lucena (CRO/RJ 28613)

www.melissalucena.com.br