Você Sabe o que é Cárie?

Se você tem trinta anos ou mais, com certeza sabe. Eu tive quando criança. Mas, como era nossa realidade? Chiclete, refrigerante e nada de fio dental. Pasta de dente colorida e docinha. Lembra?

Ao contrário do que muita gente pensa, a cárie não é um bicho que come os nossos dentes. 

Isso é historinha pra criançada entender que tem que escovar os dentes depois das refeições. 

Só que as crianças crescem e ninguém explica o que realmente é. Por isso, fica como um bicho mesmo! De SETE cabeças!

Temos algumas linhas de estudo para a cárie. E isso gera algumas diferenças no conceito dela. 

Mas, basicamente é o seguinte:

A cárie é uma doença multifatorial que acontece na nossa boca quando tem um desequilíbrio no pH da nossa saliva, prejudicando nossos dentes.

Em outras palavras…

No nosso corpo existem microorganismos. Vírus, fungos e bactérias. E, de acordo com a região em que eles estiverem, terá mais de um ou de outro. Não entrarei em detalhes agora. 

Na boca, existem algumas bactérias que se beneficiam com a saliva mais ácida. Aumentam em número e liberam mais ácidos, produzidos por elas mesmas, para a boca ficar cada vez mais favorável para elas.

Essa acidez aumentada, acaba desmineralizando o esmalte dos nossos dentes. Primeiro, aparecem Manchas Brancas Opacas. É a cárie na Fase Inicial

Se nada mudar nestas condições, a perda dos minerais da superfície dos dentes continua e ele ficará tão frágil, que Quebrará. Agora, a cárie já está numa Evolução Mais Avançada.

Mas, você lembra que eu falei que ela era uma Doença Multifatorial?

Ou seja, tem outros ingredientes nessa história toda. 

Vamos lá!

O açúcar refinado é a comida preferida dessas bactérias. Então, a Dieta da pessoa interfere nesse processo.

Você escova seus dentes toda vez que se alimenta? Apareceu um outro fator: a Higiene Bucal da pessoa. Quando escovamos os dentes, removemos os restos alimentares que estão na boca. O banquete encerra!

Além disso, a maioria das pastas dentais que existem no mercado hoje, possuem Flúor na composição. 

O flúor consegue remineralizar o esmalte dos dentes e ainda atrapalha na maneira da bactéria se prender aos dentes. Ele ajuda muito!

Também temos flúor na água de abastecimento das grandes cidades. Basta ter água encanada na casa. Como essa é uma questão delicada para muitas regiões, a Condição Socioeconômica passou a ser um fator que deve ser considerado como de risco para a cárie. Do mesmo modo que a escolaridade também. Quanto mais esclarecida for a pessoa, melhor ela se cuidará. 

 Agora, pega todas essas informações que eu dei, mistura tudo e pronto. Você já sabe o que é a cárie. 

E para tratar? Como é que faz?

Agimos nas causas e nos problemas criados. Não adianta só consertar o dente cariado sem agir na origem. Se fizermos só isso, o paciente entrará num Ciclo Restaurador Repetitivo

Restaura um dente e daqui um tempo ele volta para restaurar outro. E assim, continua sem parar.

Por isso, é tão importante saber como acontece a cárie. 

Saber que escovar os dentes e passar fio dental diariamente tem uma razão.

Saber que comer muito doce, beber muito refrigerante, muito suco de caixinha, beber pouca água e poucos legumes e vegetais irá interferir nos seus dentes. Afinal, nós somos o que comemos! 

Saber que visitar regularmente o dentista a cada 6 meses é muito importante para avaliar se existe lesão de cárie iniciando. A lesão branca e opaca, lembra?  Nesta fase, conseguimos reverter o quadro sem precisar obturar o dente. 

Saber que os dentes de leite também podem ter cárie. Por isso, levar os pequenos ao dentista desde bebês. 

Isso não é exagero meu não! O dentista de criança vai orientar os pais quanto aos cuidados de higiene bucal do bebê e a criança crescerá sabendo que deve cuidar da sua saúde bucal. 

E, se não fizer nada? 

A perda de minerais do esmalte do dente com o tempo deixa a superfície frágil. Por isso, uma hora ela quebra e faz uma cavidade. Um buraco que servirá para mais bactérias se acumularem e continuar o processo de desmineralização. 

O problema é que quanto mais interna a camada do dente, menos mineral ela tem. Então, a evolução da cárie vai ser muito mais rápida. E, isso continuará assim até atingir a polpa do dente. 

Outra informação importante é que a dor será cada vez mais intensa quanto mais perto da polpa estiver a destruição do dente. 

Então, o ditado popular está bem certo: é melhor prevenir do que remediar!

Se quiser assistir ao vídeo deste post, clica aqui!

Saúde, Sucesso e Sorria! 

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28.613)

www.melissalucena.com.br