4 caminhos e 1 final: seu sucesso. Sorria!

Pessoas bem sucedidas profissionalmente tem sorrisos bonitos. Essa afirmativa baseia-se em um estudo realizado em  King’s College London, pelo pesquisador Tim Newton e sua equipe.

A Neurociência nos mostra que nosso cérebro “aceita” melhor imagens harmônicas, bonitas e agradáveis. E, essa tríade nos transmite mais confiança na imagem vista.

Em se tratando de sucesso pessoal, no ambiente de trabalho ou de estudo, uma pessoa com sorriso mais bonito tende a ter melhores oportunidades.

Outra questão envolvida é a autoconfiança presente no portador do sorriso agradável. Geralmente, são mais comunicativos, mais receptivos e percebidos como mais inteligentes.

Um sorriso bem cuidado revela uma pessoa cuidadosa com sua higiene, sua saúde e autocuidado. Então, ela repassará esses princípios para seu emprego.

E, se por um descuido seus dentes amolecerem?

Deixa eu lhe ajudar!

Um dente permanente, ou dente do adulto, não é para ficar mole. Ele é o dente que vai ficar na nossa boca até ficarmos bem velhinhos.

Se ele amoleceu, aconteceu alguma coisa que não estava prevista. Como falam por aí, “deu ruim”!

Fiz uma lista das possíveis causas mais comuns. Acompanhe:

1- Trauma Direto:

Por exemplo: a pessoa bateu com o dente e ele amoleceu. É muito comum quando se tem criança pequena em casa. O adulto vai pegar a criança no colo e toma aquela cabeçada…..Dói muito! Já aconteceu comigo…

O que fazer?

Primeiro, ficar calmo. Depois, olhar no espelho procurando algum sangramento. Pode ter cortado o lábio, a bochecha ou estar ao redor do dente. 

O importante neste caso, é procurar um dentista logo.

O trauma no dente pode trazer várias consequências, como escurecimento do dente, o dente poderá ficar torto, pode ter fraturado a raiz….Por isso, é tão importante procurar ajuda logo.

2- Trauma Oclusal

Os dentes são feitos para mastigarem encaixando uns nos outros de uma forma bem equilibrada. Quando algum dente sai do lugar, mesmo que seja apenas um pouco, gerará uma sobrecarga nele. E, esse trabalho a mais, pode causar perda óssea ao redor deste dente. Com um exame clínico bem feito e com a ajuda de exames de imagem, conseguimos localizar o problema e consertar. O dente volta a firmar no lugar. 

3- Aparelho Ortodôntico

A movimentação dos dentes durante o uso do aparelho causa esse amolecimento. Faz parte do processo. Um dente pra trocar sua posição, ser movimentado, precisa fazer o seguinte no organismo:

Se queremos que ele vá pra frente, a pressão que ele exercerá no sentido do deslocamento, ativará células que gastarão o osso daquela região. São os osteoclastos. E, de onde ele saiu, ficará um vazio. Ali, os osteoblastos, ou células formadoras de osso, irão trabalhar. Mas, isso leva um tempo. Por isso, quando o tratamento ortodôntico acaba, a pessoa usa a contenção móvel e aquele fio por trás dos incisivos inferiores. Para evitar que o dente volte pro lugar original.

E quem já usou aparelho, deve ter notado que os dentes estavam com mobilidade logo que pararam o tratamento e depois, voltou ao normal.

4- Doença Periodontal

É um tema bem extenso. Por osso, farei um resumo.

A doença periodontal tem um fator genético. Mas, nem todos que tem um parente que teve a doença, terá também. Isto acontece porque ela precisa ter algum outro fator associado. Como o hábito de fumar, bebida alcoólica, má higiene bucal, idade avançada, alteração hormonal….

A genética somada aos maus hábitos ou associada a doenças como a diabetes, problemas cardiovasculares e estresse, pode dar início a uma doença periodontal

Ela não tem cura. Mas, conseguimos controlar. É muito importante falar que a periodontite tem momentos de ativação e momentos de recidiva. 

Nos momentos de pausa da doença, é onde está o perigo. A pessoa relaxa, pois acha que curou.

Eu, como uma Dentista PerioDiária e que aprendi muita coisa com a Dra. Cristina Miura, oriento meus pacientes a iniciarmos o tratamento periodontal o mais breve possível. Depois, seguimos com controles programados, para não deixar a doença reativar. 

Como eu já falei, a doença periodontal não tem cura. Mas, podemos controlar. E, assim, os dentes ficarão firmes novamente. Deixarei um outro post meu sobre Mitos da Higiene Bucal. Clique aqui para ler.

Eu acabei de listar as quatro causas de amolecimento dos dentes. Para cada uma, uma conduta. Sempre com a supervisão e orientação de um dentista. 

Nossa saúde começa pela boca. Sempre falo isso! Essa história de saúde bucal e saúde geral é uma divisão didática. Na prática, é a mesma coisa!

Esses quatro caminhos apresentados por mim, se reconhecidos no início, levarão ao triunfo do seu sorriso.

Invista na sua saúde e conquiste uma nova versão de você mesmo! Pense fora da caixa!

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28.613)