
Você sabia que muita gente acha que escova bem os dentes, mas na verdade está somando erros na hora da escovação?
Será que você é uma dessas pessoas?
Eu separei os DEZ erros mais comuns que os meus pacientes cometem ao escovar os dentes, que podem ser seus também.
Serei bem direta.
1) Escolher a escova errada:
Cada pessoa é de um jeito. Temos tamanhos diferentes. Já imaginou se todos comprassem sapatos número 36?
Com a escova de dente acontece a mesma coisa. As escovas têm tamanhos e tipos de cerdas diferentes.
Mas, se você não quer errar, opte sempre pelas Escovas de Cabeça Pequena e de Cerdas Macias. Elas são quase universais.
Elas alcançarão melhor os dentes mais posteriores. Para quem tem siso, as escovas menores são maravilhosas! E, as de cerdas macias, garantirão que a sua gengiva não machuque durante a escovação.
2) A força da escovação:
É muito comum a pessoa achar que escovar com força vai limpar melhor o dente. Está errado! A força vai machucar a gengiva, causar a retração dela e provocar sensibilidade no dente. Ainda pode provocar o desgaste da parte do dente mais próxima à gengiva. Então, colocar força na escovação é um erro que parece bobo, mas traz consequências bem ruins para o dente.
3) Técnica da escovação errada:
De uma forma simples, a escova deve fazer movimentos circulares sobre os dentes, em todas as faces que ela alcançar. E, garantir que os dentes de cima sejam escovados de cima pra baixo e os de baixo, de baixo para cima. Clica aqui para assistir um vídeo onde explico como escovar os dentes corretamente.
4) Número de vezes que devemos escovar os dentes:
Eu sempre recomendo fazer isso Depois das Principais Refeições, o que dá em torno de TRÊS vezes ao dia. Depois do café da manhã, depois do almoço e depois do jantar.
Mas, Atenção:
Se você escovou logo que levantou pra tirar aquele “bafinho matinal” e depois tomou o café da manhã. Tem que escovar de novo! Vejo muito paciente sair para o trabalho ou para a escola sem escovar os dentes depois do café. Não pode! Os dentes estão sujos de comida! Por isso, tem que escovar novamente!
Se na hora do almoço, foi corrido e não deu pra escovar, mastigue um chiclete sem açúcar. Fingirei que não vi e nem falei isso! Não é o ideal, mas será melhor que nada. Que isso não vire rotina, combinado?
E, à noite, depois do jantar, é a escovação mais importante de todas. Quando dormimos, a saliva, que é uma proteção natural para os nossos dentes, diminui. Então capricha nessa escovação!
Mais uma coisa: se você fizer um lanchinho antes de dormir, escove de novo! Não esqueça!
5) Não usar o fio dental diariamente:
Esse erro é gravíssimo! As cerdas da escova não limpam entre os dentes. Por isso, a sujeira fica acumulada ali entre os dentes. Pode dar Cárie e causar Sangramento na Gengiva.
6) Tempo de escovação:
Já que você vai fazer, faça direito! Gaste em torno de DOIS minutos, fazendo com cuidado, sem pressa e prestando atenção. Estudos já mostraram que dois minutos é o tempo ideal para a escovação ser bem feita. Você está cuidando da sua saúde. Então, faça bem feito!
7) Não escovar a língua:
A nossa língua é porosa como um tapete. Ela participa ativamente no processo da mastigação. Então, os restos dos alimentos, bactérias e saliva ficam depositados sobre a língua. Assim, temos que limpá-la também. Podemos usar as próprias cerdas da escova ou um objeto próprio pra isso que vende nas farmácias, o limpador de língua. Você fará do jeito que se adaptar melhor.
8) Não secar a escova antes de guardar:
O banheiro, mesmo o da nossa casa, é um lugar contaminado. Por isso, devemos guardar as escovas protegidas com capinha, no armário ou na gaveta. Se não secarmos as cerdas, elas ficarão úmidas em ambiente escuro e abafado. E, assim poderá dar MOFO na escova. Isso mesmo, MOFO! Não será legal isso!
9) Prazo de troca da escova:
Muito se fala em trocar a escova a cada três meses. Mas, Isso Não é Regra. Cada um escova com uma força, mais vezes ou menos ao dia e isso vai desgastar a escova de uma forma única. O importante é você prestar atenção ao desgaste das cerdas ou se elas estão ficando muito mais macias do que eram. Olha para a sua escova! Ela está bonitinha ou está parecendo uma vassoura velha?
Também oriento meus pacientes a sempre trocarem a escova depois de ficarem doentes. Os microorganismos da doença vão ficar alojados na escova. Melhor trocar.
10) Dormir sem escovar os dentes:
Quando dormimos, nossa defesa natural dos dentes, a saliva, diminui. Se formos dormir com a boca suja, será uma festa para as bactérias, vírus e fungos dentro da nossa boca. Então, não vamos bobear com a nossa limpeza bucal.
São hábitos simples de conseguirmos fazer no dia-a-dia.
Eu espero ter ajudado você mais uma vez. Eu tenho uma playlist no meu canal do YouTube chamada Cuidados Diários. Acho que poderá ser bem útil para você assistir os vídeos que tem nela. Vou colocar o link aqui.
A Nossa Saúde Começa pela Nossa Boca.
Escolhi os erros mais comuns da escovação como tema do último post do ano para que você tenha a chance de começar um ano novo com uma resolução simples de ser concretizada: Cuidar de Você!
Saúde, Sucesso e Sorria!
(CRO/RJ 28.613)
Você precisa fazer login para comentar.