FOCA AQUI: GENGIVA SADIA NÃO SANGRA!

Se seus dentes estão ficando moles, seu hálito está mais ácido e sua gengiva está sangrando e dolorida, tem grandes chances de ser Periodontite.

A Doença Periodontal não escolhe idade, sexo, cor de pele nem classe social.

Pode acontecer com qualquer um.

Ela é transmitida entre as gerações da família, já que tem um fator genético envolvido. 

Mas, isso não quer dizer que só porque seu avô teve essa doença que você também terá. 

Outros fatores têm que estar juntos para poder dar um “start” nela. 

Fumantes, pessoas que ingerem muita bebida alcoólica, não escovam bem os dentes e não usam o fio dental diariamente são mais propensas a desenvolverem a Periodontite.

Também é muito comum acontecer com pessoas diabéticas, com doenças cardiovasculares, pessoas com variações hormonais e com um alto nível de estresse.

Agora, muita atenção: está doença tem picos de atividade e períodos de calmaria. 

E, é durante o intervalo que devemos cuidar mais. 

Quando um paciente chega pra mim com o quadro de Doença Periodontal, temos que fazer um tratamento mais intensivo, completo e mais complexo. 

Junto com as sessões de ultrassom e quase sempre medicação associada, iniciamos um trabalho de conscientização sobre o quadro de saúde geral dele.

Além disso, eu ensino como ele deve fazer a higiene bucal em casa. Do jeito mais eficiente e simples possível, pra pessoa conseguir fazer sozinha. 

Indico escova, ensino a usar escova interproximal, como passar o fio dental e a maneira mais eficiente de escovar os dentes. São ensinamentos básicos que muitas pessoas desconhecem. Em um artigo, publicado no meu blog, mostro os dez erros mais comuns na hora da escovação realizados pelos meus pacientes do consultório. Clique neste link para ler o texto completo!

Eu tenho inclusive uma “playlist” chamada Cuidados Diários, no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia, onde eu ensino como cuidar dos dentes. Para acessá-la, basta clicar aqui!

Depois, quando já estiver tudo sobre controle, iniciaremos as consultas preventivas programadas. Justamente para prolongar o período de intervalo da doença.

Se o paciente achar que está curado e deixar de lado essas consultas preventivas, quando ele retornar ao consultório, quase sempre, a doença estará reativada. 

Você percebeu que em momento nenhum eu falei de alta?

O paciente que tem doença periodontal estará sempre monitorado para que não aconteça mais picos da doença. 

Existem artigos científicos que já comprovaram a presença de microorganismos da doença periodontal no coração, associado a doenças cardiovasculares, e no cérebro de pacientes com Alzheimer.

Mas, basicamente, esses artigos mostram o seguinte:

A nossa saúde é uma só. Tudo que acontece na boca, vai refletir em alguma outra parte do corpo. E, é por isso que sempre falo que a nossa saúde começa na boca!

Por ela, nos alimentamos, nos hidratamos e nos comunicamos. Agora, você está convencido da importância de cuidar da sua boca?

Aposto que você vai passar a escovar os dentes melhor e a passar o fio dental todos os dias depois desse post! 

Espero ter lhe ajudado mais um pouco a compreender como a Odontologia está mais presente na sua vida que você poderia imaginar!

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28.613)