
Hoje, vou enumerar CINCO Razões pra você marcar suas Consultas de Revisão no dentista sem atraso e sem desculpas. Também vou falar sobre o Intervalo Semestral entre elas. Será que é isso mesmo?
Então, vamos começar:
1- Fazer uma Limpeza:
Mas, não é qualquer limpeza. É uma Limpeza Master. Com sondagem, remoção do tártaro com ultrassom, uso de evidenciador de placa, jato de bicarbonato, polimento das superfícies dentárias e de restaurações antigas. Aquela faxina das boas! Os dentes vão ficar lisos e polidos como você nunca sentiu!
Isso melhorará muito algumas questões que os pacientes sempre queixam-se, como a alteração da cor dos dentes e o mau hálito.
2- Evitar problemas na gengiva:
Com essa Limpeza Master que eu acabei de falar, as bactérias causadoras dos problemas gengivais não terão onde se fixarem. Elas não conseguirão aderência ao dente e assim, vão ter dificuldade de formar um biofilme.
Só para esclarecer: biofilme é um emaranhado de microorganismos que convivem bem e se ajudam num ambiente úmido. A nossa boca é úmida por causa da saliva e microrganismos é o que não falta! Só que isso faz um desequilíbrio entre os muitos tipos de bactérias que existem na nossa boca e acaba favorecendo as espécies causadoras de doenças.
Quando realizamos a Limpeza Master, mesmo que a pessoa não tenha tártaro, removemos esse biofilme e reequilibramos o ambiente da boca.
Desta forma, evitaremos o surgimento de doenças ou a reativação delas. Se quiser saber mais sobre isso, clique neste link.
Por isso, quando o paciente pergunta:
– Doutora, tenho que fazer a limpeza? Nem tenho tártaro!
– Sim! Precisa! Tenho que reequilibrar o ambiente bucal pra evitar problemas maiores no futuro.
Esperar ter tártaro para remover ou esperar a gengiva sangrar pra limpar, já será um tratamento. Deixa de ser prevenção, porque o problema já existirá!
3- Evitar a doença cárie:
Quando fazemos a Limpeza Master e removemos o biofilme, o pH da boca fica equilibrado novamente.
Em um vídeo postado no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia, onde eu explico como a cárie se forma, falo bem disso. Se quiser assistir, clique aqui!
Mas, falando de uma maneira bem simples, com o meio menos ácido, o dente não perderá minerais e não desenvolverá a cárie.
4- Tratar o problema ainda no início:
Algumas pessoas, não são tão cuidadosas com a higiene bucal. Pode ser preguiça ou dificuldade mesmo. E, quando chega para a consulta preventiva, o problema já encontra-se instalado.
Pode ser uma gengivite, uma cárie inicial, um dente com uma bolsa de 4 ou 5 mm, um contato prematuro entre os dentes….Independente do que seja, vamos tratar logo antes que aumente a bola de neve!
Lembre-se que tudo no início é mais fácil e mais barato de resolver.
5- Manter a saúde dos dentes e dos tecidos moles:
Eu não quero ter que tratar. Isso é chato para o paciente. Tem que anestesiar. Seja uma obturação ou um canal, vai ter anestesia. E se não pegar? Fica aquele tratamento arrastado…
Ir ao dentista, para a maioria das pessoas, não é legal. Então, vamos priorizar a prevenção pra ficar uma experiência agradável pra todo mundo!
Por isso, eu falo tanto em focar na manutenção da saúde!
E, pra isso funcionar bem, as consultas preventivas são tão importantes.
Esse intervalo de seis meses entre elas, é um período bom porque alterações no organismos já podem acontecer e serem notadas. Mas, não é regra. Varia muito de paciente para paciente.
Eu tenho casos de intervalos trimestrais no consultório. Se deixar mais que isso, volto, praticamente, para estaca zero! Tratamento do início mesmo!
Do mesmo modo que tenho paciente de retorno anual.
Esse intervalo a cada seis meses tornou-se padrão muito em função dos planos de saúde odontológicos. Eles, geralmente, só autorizam essas consultas periódicas de seis em seis meses.
Eu já trabalhei com planos e era assim, já naquela época. E tenho colegas que ainda trabalham e falam que continua do mesmo modo.
Acredito que, a partir de hoje, você cuidará mais de você e olhará para mim e para os meus colegas com outros olhos.
É preciso cuidar-se para cuidar!
Saúde, Sucesso e Saúde!
(CRO/RJ 28613)
Você precisa fazer login para comentar.