DURMA BEM SEM DOR DE DENTE!

Dizem que a Dor de Dente é uma das piores sensações que uma pessoa pode ter. Ela é muitas vezes comparada à dor de parto! Ou seja, é muito intensa mesmo.

Quem já sentiu deve lembrar bem. 

Um dente pode doer por muitas razões. Pode ser uma cárie, um problema no canal, pode ter quebrado algum pedaço…E, quando a dor não tem origem no dente? Leia mais sobre o tema clicando aqui!

E, o que fazer se ele resolver doer bem na hora de dormir? De madrugada?

Eu vou lhe ajudar! Acompanhe abaixo:

1- Deitar com mais travesseiro:

Quando deitamos para dormir, a cabeça fica nivelada com o corpo. Então, o fluxo de sangue circulando na cabeça aumenta. Além disso, quando tem inflamação, nosso corpo aumenta o fluxo sanguíneo na área para que as células de defesa do corpo cheguem mais rápido na região e possam trabalhar. 

Porém, o dente é duro. Ele não se remodela. Ou seja, dentro dele vai ter mais sangue alojado, em uma estrutura que não expande e um nervo presente. 

É mais ou menos como se eu pegasse uma garrafa de vidro e colocasse um canudo de papel, pra representar o nervo, e enchesse ela de água até a metade e pusesse no congelador. Imaginou? O canudo ficaria preso no gelo, mas ainda teria formato de canudo, não é mesmo?

E se eu enchesse essa mesma garrafa toda de água e pusesse o congelador de novo?  O canudo iria ficar preso e amassado no meio do gelo. Se o canudo fosse um nervo de verdade, imagina a dor que você sentiria…..

Então, para amenizar isso, se você já percebeu que tem um dente querendo doer, na hora de dormir, coloque mais travesseiro para o sua cabeça ficar mais elevada que o corpo. 

Isso já irá ajudar bastante.

2- Colocar compressa gelada sobre a área dolorida ou beber água gelada:

O gelo faz o calibre dos vasos sanguíneos diminuir. Desse jeito, vai ter menos sangue dentro do dente apertando o nervo. 

Se for fazer uma compressa gelada, lembra de por  uma toalha sobre a pele para proteger. Lembra que o gelo direto na pele pode fazer uma queimadura e complicar mais a situação. Então, cuidado!

3- Tomar algum analgésico:

Aquele que você toma quando tem dor de cabeça. Nada além disso. E, respeitar a dosagem e o intervalo do uso do medicamento. 

Agora, tudo isso que eu enumerei, é para aliviar sua dor enquanto você não puder ir ao dentista.

Se onde você mora tiver um atendimento 24 horas, vá logo!

Mas, se não tiver ou você não quiser ir, no dia seguinte, quando você acordar, ligue logo para o seu dentista!

Um dente sadio não dói. Isso só acontece porque tem alguma coisa errada com ele. Se você não procurar resolver a causa do problema logo, ele irá continuar incomodando. E, em alguns casos, pode até piorar.

Mas, e se a dor de dente for , na verdade, na gengiva ao redor do dente?

É muito comum o paciente confundir a dor de dente com a dor na gengiva. 

Na Dor de Dente, o dente fica pulsando. Como se tivesse um coração batendo dentro dele. Ele fica latejando. 

Na Dor da Gengiva ao redor do dente, geralmente fica mais visível o problema. A gengiva fica mais vermelha, inchada, sangrando e o dente poderá ter certa mobilidade. Você tocará nele e notará leve movimento ou certo desconforto.   

O que fazer quando a dor for fora do dente?

Você poderá fazer bochecho com água morna e limpar a região com mais atenção e cuidado. Passar o fio dental com carinho, massagear a gengiva com pasta de dente e bochechar bastante. Se quiser ajuda com os Cuidados Diários da boca, clica neste link para assistir aos vídeos que estão no meu canal Melissa Lucena Odontologia, no YouTube.

Se por acaso, você tiver em casa algum líquido para bochecho que contenha Clorexidina, pode usar na hora que for escovar os dentes antes de dormir. 

Mas, independente da origem da dor, você deve procurar ajuda profissional o quanto antes. 

Essas orientações que eu dei hoje, são para você conseguir dormir um pouco melhor enquanto não for ao dentista. 

Lembra que o nosso corpo é uma máquina muito bem construída e que se tiver alguma coisa desregulada, ele mandará sinais. Se quiser ler mais sobre o tema, clique aqui!

Quando o seu carro acende a luz de alerta do tanque de gasolina você não vai ao posto por combustível? 

Com o nosso organismo é assim também!

Lembra que a nossa saúde começa pela nossa boca! É por ela que nos alimentamos e todo sangue que passa por ela, circula por todo o nosso corpo. 

Cuide-se!

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28613)