10 PASSOS PARA UM IMPLANTE DENTÁRIO SEM DOR DE CABEÇA

Quando o dentista indica a colocação de um Implante Dentário, significa que uma cirurgia será realizada para isso acontecer.

É bem comum, outras etapas cirúrgicas serem necessárias para preparar a região que receberá o Implante. 

Pode ser a extração do dente ruim, pode ser o que chamamos de levantamento do seio maxilar ou até a colocação de enxerto de osso. 

Só para você não ficar perdido, todo mundo tem seio maxilar. Aliás, DOIS! Um do lado direito e outro do lado esquerdo do rosto. Fica mais ou menos na altura dos dentes posteriores e é a região que fica dolorida quando temos sinusite.

Mas, como a pessoa que colocou o Implante deve se cuidar e se comportar em casa depois da cirurgia?

Acompanhe:

  1. Tomar a medicação prescrita na dosagem certa, tempo total completo e na hora exata:

Isso é muito importante. O que transforma um remédio em veneno é a dosagem dele.

Mesmo um analgésico deve ser ingerido com cautela. Antibiótico, então, nem se fala! O antibiótico deve ser tomado na quantidade e hora certa. Também deve ser tomado pelo número total de dias prescritos. 

Cada vez que a pessoa para um tratamento de antibiótico antes do tempo, ela está dando chance ao surgimento de bactérias mais resistentes a essa substância. Com isso, aquele antibiótico que era excelente pra aquela situação, deixará de ser. E, para a pessoa ser tratada, vai precisar de um outro mais forte ou uma mistura de medicação. Será que vai funcionar? No mínimo ela terá mais efeitos colaterais.

  1. Colocar muita compressa gelada:

O gelo ajuda a não inchar a área da cirurgia. Também ajuda a controlar a dor. Uma dica que eu dou para os meus pacientes é colocar uma toalha ou um lenço entre a pele e a compressa para proteger a região.

  1. Não bochechar e nem cuspir:

Quando bochechamos, a água se desloca na boca com força, fazendo pressão nos tecidos. Isso pode deslocar o coágulo que vai ser muito importante para a cicatrização da área operada. Também pode acontecer de romper os pontos. Então, quando for escovar os dentes, deixe a água cair sozinha.

  1. Escovar os dentes com cuidado:

Lembra que na sua boca tem uma área recém-operada e que por isso está sensível. Mas, tem uma outra que está normal. E, as duas precisam ser limpas. Por isso, no pós-cirúrgico, indico escova de cerdas extra-macias para escovar a região da cirurgia. E a macia para o restante da boca. 

  1. Não comer e nem beber nada quente:

O calor faz muita coisa dilatar, inclusive nossos vasos sanguíneos. Esse aumento no calibre dos vasos, faz o volume de sangue circulando ali aumentar também. Só que as paredes dos vasos estão mais finas. Desse jeito, as chances de ter um rompimento e acontecer uma hemorragia serão maiores. Outra observação para a comida: preferir comida líquida ou pastosa em temperatura fria ou ambiente. Então, sorvete, purês, sopa e cremes estão liberados! E evitar comidas de difícil mastigação, carnes mais fibrosas, grãos duros e muito pequenos, como a farofa. 

  1. Não pegar Sol:

Pela mesma razão do item anterior. Evitar as chances do calor provocar uma hemorragia.

  1. Não fazer exercício físico:

Quando fazemos exercício, nossa circulação de sangue no corpo acelera e aumenta o volume em áreas menos calibrosas. De novo, vamos evitar a hemorragia!

  1. Dormir com a cabeça mais elevada que o corpo:

Essa posição dará mais conforto na hora de dormir e vai proteger a região operada. Normalmente, não dormimos assim. Então, para o nosso corpo, funciona como estado de alerta. Nessa posição, também garantiremos menor volume de sangue na cabeça e mais uma vez, nos protegeremos de hemorragia.

  1. Falar pouco:

Principalmente enquanto ainda estiver sob efeito da anestesia. O principal nervo do rosto, o nervo Trigêmeo, tem ramificações para o ⅓ superior da face, pegando os olhos, ⅓ médio, envolvendo a arcada superior e o ⅓ inferior, pegando a mandíbula e língua.

Mas, essas ramificações se interligam. Então, a anestesia feita para uma cirurgia na boca na arcada superior, pode ter efeito sob a língua também. E, ao falar, mexemos muito a língua para formar as palavras. Com tudo isso, podemos morder a língua e machucá-la. E, dependendo de onde estejam os pontos, pode acontecer de rompê-los. Ou seja, estrago geral!

  1. Não pegar peso:

Pela mesma razão de não fazer exercício físico. Evitar hemorragia.

Esses cuidados são mais importantes nas primeiras 48h. Depois desse prazo, aos poucos, a rotina irá voltando ao normal. A alimentação já ficará melhor e a fala também. A pessoa ainda deverá evitar exercícios físicos mais pesados tipo musculação e crossfit por uma semana. Uma caminhada leve seria o ideal!

De 7 a 10 dias, a medicação já será concluída. 

De 10 a 15 dias, os pontos poderão ser removidos e com isso, vida normal!

Uma cirurgia bem indicada e bem planejada garantirá em torno de 40% do sucesso do tratamento. Eu diria que mais 40% seria a execução. E os 20% finais, seria como você se cuida no pós-cirúrgico. 

Não é difícil e nem complicado. Limita um pouco a rotina, mas qualquer cirurgia fará isso. Lembra que para o nosso corpo, a cirurgia realizada é um “machucado”. Temos que dar tempo pra ele curar.

Seguindo estes passos simples, o sucesso do seu tratamento estará mais próximo de ser alcançado!

Se você quiser saber como cuidar dos seus implantes depois de prontos, clique aqui!

Também deixarei o LINK de uma LIVE onde conversei com uma Implantodontista e muitas dúvidas sobre os Implantes foram respondidas. Ela foi postada no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia. Clique aqui para assistir!

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28613)