A PRÓTESE MAIS USADA NO BRASIL: A DENTADURA!

Eu fiz uma pesquisa rápida na internet e encontrei alguns números de 2018, do IBGE, mostrando que 1 em cada 5 brasileiros usavam dentadura. E a idade média deles estava entre 25 e 44 anos.

Isso equivalia, na época, a 16 milhões de pessoas, ou 11% da população brasileira. Achou alto? Eu também!

Esse ano teremos censo no Brasil. Então, estes números mudarão. Mas, só pra enriquecer a nossa conversa, hoje a nossa população já passou o número de 214 milhões de pessoas. É muita gente!

E, o número de pessoas idosas está cada vez maior, enquanto a população de jovens está diminuindo.

Com esses números, já deu para entender que Dentadura não é só para idosos.

É uma prótese e pode ser necessária em jovens também. 

Fazer uma Dentadura é um trabalho muito delicado e de muitas etapas que devem  reproduzir uma estética dentária e gengival ao mesmo tempo que a função mastigatória deve ser recuperada. 

Seu papel social é de extrema importância. Uma pessoa sem dentes não se alimenta bem e não se socializa no seu potencial máximo. 

Os pacientes sem os dentes queixam-se da perda da confiança em falar, sorrir e namorar. Também encontram dificuldade em processos seletivos de emprego.  

Ainda hoje, é um trabalho muito procurado pelos pacientes. Mesmo tendo o implante dentário já consagrado, algumas pessoas não podem fazer. Seja por motivos de saúde ou financeiro,  a boa e velha Dentadura ainda tira muita gente do estado de desdentado. Ainda tem aquele paciente que até pode arcar com os custos do implante, mas opta pela Dentadura por medo da cirurgia. 

Neste exato momento, tenho dois pacientes em processo de conclusão das suas Dentaduras. Estão ficando lindas! 

De uma maneira simplificada, pra se fazer a Dentadura, seguimos alguns passos:

  • Começamos com uma moldagem da arcada superior e inferior da pessoa. Mando pro laboratório de prótese. A moldagem pode ser substituída pelo escaneamento da boca, com a a criação de um arquivo que será enviado ao laboratório.
  • Depois, vem a prova de uma placa de acrílico com cera. Nessa cera, vou marcar pontos importantes pra montagem dos dentes. Volta para o laboratório.
  • Agora, vou provar os dentes montados na cera. Vai pro laboratório mais uma vez.
  • Trabalho voltará pronto e a pessoa irá pra casa com ele!

Às vezes, precisa repetir alguma etapa. É melhor voltar um passo do que ficar com um trabalho mal feito.

A Dentadura propriamente dita é aquela peça de acrílico feita quando a pessoa não tem nenhum dente na arcada superior, inferior ou nas duas. 

Mas, existe um outro tipo que é a parcial. Nela, a pessoa ainda tem algum dente na boca que vai servir de apoio extra ao trabalho. Então, ela vai se segurar melhor. Por isso, eu sempre tento aproveitar o dente da pessoa o máximo possível. Melhor um dente na boca que nenhum!

Conforme o tempo vai passando, o osso de apoio da Dentadura vai diminuindo. Por isso, é bem comum a pessoa reclamar que quando ela fez o trabalho segurava melhor. E agora, fica caindo e ela tem que usar pastas pra segurar.  Isso acontece mesmo e é com todo mundo que perdeu os dentes. 

Neste caso, pode ser feito um reembasamento da prótese, se os dentes não estiverem desgastados e o acrílico ainda estiver bom. 

Se ela já estiver gasta, bem usada, o melhor é fazer uma nova. 

Esse tipo de trabalho pode trincar ou quebrar se cair no chão, pode juntar tártaro, como nos nossos dentes, e dar fungo. Lembra que a nossa boca é úmida, quentinha e tem micro-organismos nela. Tudo que o fungo gosta!

Como ela é uma prótese, precisa de cuidados. Por isso, limpar bem, manusear com cuidado e ir ao dentista para reavaliações é tão importante. O prazo de retorno varia entre os pacientes. Eu combino isso de acordo com cada paciente. 

E, mesmo aquele paciente que não tem dente nenhum na boca e quer fazer implante, vai receber uma prótese protocolo. Que nada mais é que uma dentadura fixada nos implantes.

O paciente totalmente desdentado já vai ter perdido osso e a base gengival será com um desenho diferente do que foi um dia quando tinha dentes. Então a prótese protocolo vai reproduzir a estética da gengiva também. 

É um trabalho com uma estabilidade maior. Ela está presa nos implantes. No entanto, também precisará de cuidados e manutenções no dentista. A higiene diária é mais difícil e o custo de feitio bem maior. Leia mais sobre implantes dentários neste post.

A Dentadura ainda é um trabalho de grande importância com um enorme valor social.

Se quiser assistir ao vídeo publicado no canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia clica aqui!

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28613)