COROA TOTAL: RECONSTRUA O SEU SORRISO!

Hoje, falarei sobre Coroas Totais. Vou explicar o que são, quais materiais podem ser usados na confecção delas e as vantagens e desvantagens de cada um. 

DE uma maneira bem simplificada, Coroas Totais são um tipo de cobertura, feitas no laboratório de prótese, a partir de um modelo feito aqui no consultório, que reconstrói o dente todo. 

Por algum motivo a coroa original do seu dente precisa ser refeita para ele recuperar o formato original e poder voltar a ser usado na mastigação ou recuperar a estética do sorriso. 

Para o dente receber uma Coroa Total, ele precisa ter estrutura suficiente para apoiar o trabalho. Esse apoio pode ser um pino colocado dentro da raiz do dente e prolongado pra fora, quando tem canal tratado, ou fazemos um preenchimento em resina, a mesma usada pra obturar os dentes quando tem cárie. 

E, em cima dessa estrutura, faço um formato próprio pra cada tipo de material que será usado no trabalho final. Ou seja, dependendo do material usado no feitio da Coroa Total definitiva, o desenho desse apoio vai ter que respeitar certas características do material que ficará ali em cima. 

E quais são esses materiais?

  1. Metal

Pode ser com liga de prata ou de ouro. Mas, é um ouro próprio pra trabalhos odontológicos. Não é o mesmo usado em joalheria.

A vantagem do trabalho protético em metal é a durabilidade. Fica anos na boca sem sofrer deformação. 

A desvantagem é a estética. Fica um dente dourado, se for de ouro, ou prateado, se for de prata. Tem quem não ligue e outros até gostam. Gosto é muito pessoal!

Outra desvantagem é o preço. Ouro e prata são metais nobres com variação de preço diário e calculado por grama utilizado. Por isso, o valor final é alto. 

  1. Cerômero

Esse material, é o mais em conta dentro dos que costumo trabalhar. Ele é um tipo de resina e fabricado no laboratório. Então, ele vai ter uma dureza maior que uma resina de uma obturação. Isso permitirá que ele aguente as forças da mastigação sobre uma área grande. Lembra que estou falando de uma Coroa Total. Uma reconstrução completa do dente, não é um pedaço pequeno que deu cárie. 

A vantagem é ser da cor do dente e ter um preço muito bom. E, por ser um tipo de resina, aceita pequenos reparos. 

A desvantagem é que com o tempo, pode sofrer desgaste e alterar a cor. Mas, a longo prazo pode ser trocado por um trabalho novo. Até de outro material. 

  1. Metal com cerâmica ou metalocerâmica

Neste tipo, o metal fica internamente e a cerâmica, ou porcelana, fica por fora. Então, o que aparece é um dente na cor de dente mesmo. O metal, fica escondido por dentro. 

A vantagem dele é que esteticamente satisfaz e o preço é menor que o de cerâmica pura. Outra vantagem é a durabilidade. Como por fora é cerâmica, a cor e o formato não mudam. 

A desvantagem é que com o tempo, pode dar uma sombra acinzentada perto da gengiva. A camada de cerâmica mais perto da gengiva é de espessura menor. Então, pode quebrar, deixando o metal aparente. Também pode acontecer retração da gengiva, evidenciando a sombra do metal.

Sendo assim, esteticamente fica estranho e favorece o acúmulo de resíduos alimentares com a limpeza dificultada. 

Desta forma, outros problemas poderão aparecer, como cárie, sangramento na gengiva e infiltração na coroa.

  1. Cerâmica Pura

Neste tipo de trabalho, a coroa é toda em cerâmica. Por dentro e por fora. 

A grande vantagem dele é a estética super natural. Parece um dente de verdade mesmo. Esse é o material mais bonito e mais resistente ao desgaste e à alteração de cor. 

Porém, é o mais caro. 

Esses materiais que eu apresentei são para Coroas Totais definitivas feitas para dentes naturais. Quando o assunto é Coroa Total sobre Implante, muda algumas coisas.

Sobre os implantes, usamos basicamente a metalocerâmica ou a cerâmica pura. E só. 

Blocos, facetas e lentes de contato também são coberturas feitas para recuperar a estética ou função dos dentes. Mas, os dentes vão ser preparados de outro jeito. Por isso, eu não abordei neste post. Mas, se quiser saber mais sobre lentes de contato, clica aqui! 

Se preferir assistir ao vídeo deste tema publicado no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia Clica aqui!

Lembre-se que os olhos são as janelas da alma. Mas, quem abre as portas da vida é o sorriso!

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28613)