
Adoro quando me perguntam qual o melhor material para os dentes: Resina ou Porcelana?
Gosto muito de estudar sobre os materiais odontológicos, principalmente os que eu uso com tanta frequência.
Para responder esta pergunta, precisarei voltar um pouco no tempo.
A Porcelana, também conhecida como Cerâmica, é um material muito antigo.
A humanidade usa a Cerâmica há mais de mil anos! Então, o processo de feitio e manuseio desse material já é bem conhecido e dominado pelo homem.
O que mudou neste tempo foi a função do material. Antes, era pra fazer xícaras e pratos. Hoje, ainda é usada para isso, mas também o colocamos na boca.
E, isso só foi possível com a criação de materiais usados pra unirem a Porcelana ao dente.
Estes materiais também são necessários pra unirem a Resina ao dente. Estou falando de Sistemas Adesivos.
E, como tudo na indústria evolui e se aprimora, esses materiais já melhoraram e muito a adesão à estas superfícies.
Pelo que eu já falei até agora, já deu para perceber que independente do material ser Resina ou Porcelana, a camada entre o material escolhido e o dente é muito importante.
Então, voltando para a Porcelana, sua grande vantagem é a beleza e a naturalidade visual que conseguimos com ela. Parece um dente de verdade. Fica lindo!
Outra vantagem da Porcelana é a durabilidade da cor e do formato. Não pigmenta e nem se deforma.
Ela é muito resistente, por isso podemos fazer trabalhos grandes com ela, como uma ponte fixa ou um bloco que precise ficar bem ajustado com o dente vizinho. Coroas totais, facetas e lentes de contato também são ótimas indicações para a Porcelana.
A desvantagem é que para fazer um trabalho de Porcelana, precisamos de um laboratório de prótese. E isso faz com que o trabalho leve mais tempo para ficar pronto.
Outra desvantagem é que se trincar ou fraturar, não tem solução.
Existem técnicas de pequenos reparos em Porcelana, mas não ficará como antes. Além de deixar frágil aquele ponto que foi consertado.
Outra desvantagem é que nem toda fratura, aliás quase nenhuma, poderá ser reparada. Isso quer dizer que na maioria das vezes, é melhor trocar o trabalho quebrado por um novo.
Já a Resina, aceita quantos reparos precisarem. É um material bem fácil de trabalhar e que hoje em dia, fica tão bonito quanto a porcelana. Vai exigir mais da habilidade manual e visual do dentista, mas isso a dedicação e o treino irão ajudar bastante.
Outra vantagem desse material é que um trabalho em resina fica pronto na hora. Só precisa por a luz azul! O famoso fotopolimerizador de luz de LED.
Esta luz azul vai ativar alguns componentes da Resina para ela endurecer. Pra quem ainda não viu, a resina parece uma massinha de modelar. Depois que é exposta à luz, endurece.
Lembrando que a potência e o comprimento de onda dessa luz influencia na durabilidade do trabalho, por que se a polimerização não for completa, ficará poroso e frágil. Por isso, o aparelho usado para isso deve ter certas características, principalmente quando usamos resinas mais modernas.
Hoje, algumas Resinas possuem partículas de Porcelana na composição. Isso traz a beleza, lisura e resistência da porcelana para a Resina.
Por isso, as Lentes de Contato em Resina estão ganhando espaço. Ficam lindas e mais em conta que as de Porcelana. E, quase sempre, não gastamos os dentes para fazer as lentes em Resina, porque eu posso acrescentar material só onde eu realmente preciso. De pouquinho em pouquinho. Não preciso colar uma peça inteira de uma única vez.
Mas, mesmo estas Resinas mais modernas, não aceitam trabalhos muito grandes e sem apoio em dente. Podem quebrar.
Por exemplo, um dente teve uma cárie que pegou em cima e um pouco da lateral do dente. O dente vizinho não está tão juntinho deste dente. Eu não poderei crescer a lateral da obturação até encostar no vizinho bem ajustado sem correr o risco de quebrar essa região. Então, ali fica um ponto de contato entre os dentes mais folgado, podendo acumular alimento com mais frequência. Se fosse em Porcelana, não teria esse problema.
Mas, por que não fazer tudo em Porcelana?
Porque eu preciso ter uma espessura mínima para ela não quebrar. Às vezes, a obturação é tão pequena, que eu teria que gastar mais dente para fazer em Porcelana. Não compensa biologicamente falando.
Agora, só pra resumir e deixar bem claro.
Não existe um material melhor, nem pior, apenas com indicação de uso diferente.
Por isso, cada paciente é analisado individualmente. Uma mesma pessoa pode receber trabalhos em Porcelana e em Resina. Vai depender do planejamento inicial.
Se quiser assistir ao vídeo deste post publicado no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia – clica aqui!
Saúde, Sucesso e Sorria!
(CRO/RJ 28613)
Você precisa fazer login para comentar.