
O Mau Hálito, um nome elegante pra bafo, é unânime. Todo mundo tem em algum momento do dia.
Pode ser pela manhã, quando acorda, depois de comer ou até por uma razão desconhecida. Não importa. Em algum momento, ele aparecerá!
Mas, por que isso acontece? Bactéria.
As bactérias são as grandes responsáveis pelo seu Mau Hálito!
Acompanhe o raciocínio aqui:
Bactérias existem na boca. Não tem como esterilizar nossa boca.
Tudo que comemos e bebemos deixa resíduo na língua, na bochecha, na gengiva, nas amígdalas e nos dentes.
Essa festa gastronômica na nossa boca faz a alegria destes micro-organismos e começam a decompor tudo que está no banquete.
Então, os ácidos liberados pelas bactérias vão começar a fazer a decomposição dos restos de alimentos largados na nossa boca. E, se você já esqueceu algum alimento na geladeira por muito tempo, deve estar lembrando do cheiro que ficou. Cheiro de podre, não foi?
E, você deve estar pensando em como resolver isso o mais rápido possível. Acertei?
A boa notícia é que na maioria dos casos, uma boa faxina com escova de dentes, a pasta certa e fio dental já vai ajudar bastante.
Escovar os dentes por todos os lados. Pela parte de cima, pela frente e pelo lado da língua ou do céu da boca. Assista este vídeo para entender melhor, só clicar aqui!
Já que eu falei da língua, limpar ela muito bem também. Ela é porosa, parece um tapete. Então, a sujeira fica depositada em cima dela e só vai acumulando. Faz um reservatório de comida pras bactérias.
Você pode limpá-la com as cerdas da escova ou com um limpador de língua.
Ela deve ficar rosa, quase meio avermelhada. Quando ela fica esbranquiçada ou amarelada, significa que a sujeira está depositada sobre ela.
Mas, limpa com cuidado para não se machucar! Movimentos firmes, mas delicados. Sem força.
Outra coisa muito importante é passar o fio dental todos os dias. Pelo menos uma vez ao dia. E, de preferência, na escovação caprichada que você faz antes de dormir.
Então, você pensa:
_ Mas, sempre que eu passo fio dental, sai sangue e vem com cheiro ruim….
É porque você não está passando todos os dias e a gengiva inflamou. Fez um gengivite. Começa a passar mais vezes que vai parar. Ler este post irá lhe ajudar a entender melhor sobre gengivite.
Tem tártaro?
O tártaro acumulado também irrita a gengiva e leva à inflamação dela. Tecido inflamado com tártaro e, em alguns casos, com pus, dá mau cheiro mesmo.
Então, pra evitar ou retardar a criação do tártaro, escove bem os dentes, use o fio dental e procure uma pasta dental que contenha zinco na composição. Tenho um vídeo com duas sugestões de cremes dentais ótimos! Clica aqui para assistir!
Mas, se o tártaro já estiver formado, tem que tirar no dentista. Não tente tirar em casa porque você pode se machucar e acabar piorando a situação.
Uma quarta forma de melhorar o mau hálito é abrir bem a boca na frente do espelho e olhar lá no fundo. Olha se nas amígdalas tem umas bolinhas brancas ou amareladas.
Elas chamam cáseos amigdalianos. São restos alimentares que se depositam nas amígdalas e que são muito fedorentos.
Observe se está com aspecto mais de massinha ou de pedrinha.
Mais uma vez, o tratamento será a limpeza.
Se estiver mais com aspecto macio, você pode tentar remover, com muito cuidado, com um cotonete úmido.
Você pegará um cotonete e irá molhar de leve em água potável. Lembra que as amígdalas estão na ponta da garganta e que você irá acabar engolindo um pouco dessa água. Por isso falei em usar água filtrada.
Limpar desse jeito, para algumas pessoas não é fácil. Pode dar ânsia. Mas, você pode tentar. Se não conseguir, tenta provocar uma tosse.
Uma tosse educada, suave. Como se fosse para soltar alguma coisa que está presa na garganta. Se forçar muito, pode machucar os tecidos da região. Então, faça com cuidado.
Uma outra forma de melhorar o mau hálito é diminuindo a quantidade de bactérias na boca.
Eu gosto de indicar bochecho com salmoura. Nada mais é que um copo de água filtrada com uma colher de chá de sal. Mexer bem e pronto. Ficará igual água do mar!
Pra quem lembra da escola, o meio hipertônico suga a água da célula bacteriana e ela murchará até morrer.
Com isso, o número delas irá diminuir na nossa boca. E, consequentemente, a liberação dos seus ácidos também.
Uma orientação sobre o uso da salmoura: usar só enquanto o problema do mau hálito continuar. Depois, pode parar de usar. A salmoura vai matar todas as bactérias sem selecionar o tipo. Temos bactérias que são importantes para o nosso corpo. Temos que preservá-las!
Tem pessoas que indicam o uso de mistura de vinagre de maçã com água e sal.
Eu não gosto de indicar o vinagre por conta da acidez dele. Como não é uma mistura dosada, vai de olho, a acidez pode prejudicar o esmalte dos dentes e provocar aftas. Por isso, eu indico só água com sal. Resolve muito bem.
Outra forma de evitar o cheiro ruim na boca é evitar longos períodos em jejum. Quando ficamos muitas horas sem nada no estômago, nossa glicemia cai e para manter o corpo funcionando, começa a queimar gordura. Isso vai gerar ácidos que vão ter que sair do corpo. E no fim das contas, vai provocar o mau hálito na boca.
Mesmo quem é adepto da dieta de jejum intermitente, acaba ingerindo líquidos ao longo do dia. Um chá que seja, já ajudará.
Por isso, quando acordamos pela manhã, ficamos com um “bafinho matinal”. Pelo longo período que passamos sem comer somado à salivação diminuída.
Para resolver isso, basta escovar os dentes logo que acordar ou se alimentar.
Mais uma coisa: mastigar cravo, chiclete de canela, chupar bala de hortelã, bochechar água com canela ou usar própolis com mel podem até melhorar o hálito momentaneamente.
Mas, a causa, não será removida. Você só estará mascarando um problema.
Então, siga estas orientações que você notará que o seu hálito ficará maravilhoso!
Mas, se mesmo seguindo tudo o que eu acabei de falar, não melhorar, teremos que pesquisar outros caminhos.
Por isso, não deixe de fazer suas consultas preventivas com seu dentista. Marcar o dentista só quando o problema aparece acaba sendo mais difícil de resolver e, às vezes, mais caro.
Pelo menos, uma vez ao ano, marque sua consulta. Ele, por estar mais perto de você, poderá lhe ajudar.
Hoje, eu mostrei como você pode eliminar o Mau Hálito, que muitas vezes deixa você em situação embaraçosa.
De formas simples e sem muitas complicações, você pode começar hoje essa mudança. Vou relembrar aqui pra você:
- Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente.
- Limpar a língua
- Evitar a formação do tártaro ou remover o que já tem
- Identificar se tem cáseos amigdalianos e removê-los
- Diminuir a quantidade de bactérias na boca com a salmoura
- Evitar longos períodos em jejum
- Fazer consultas preventivas regulares com o dentista
Lembre-se que a sua saúde começa pela sua boca! Cuide bem dela!
Saúde, Sucesso e Sorria!
(CRO/RJ 28.613)
Você precisa fazer login para comentar.