
Pra você entender bem, você precisa saber que o Dente Dói porque ele tem nervo dentro dele. Fica na parte mais interna dele, chamada de Polpa.
Quando fazemos um tratamento de canal, removemos toda a inervação do dente. Limpamos bem e em seguida preenchemos com um material específico pra isso.
Se você quiser saber melhor como é feito o tratamento de um canal dentário, tenho um vídeo falando só sobre isso. Clica aqui para assistir.
Você deve estar se perguntando:
_ Mas, se durante o tratamento do canal, o dentista tira todo o nervo do dente, por que pode doer depois?
Vamos por partes:
Para Tratar o Canal, temos que anestesiar e isolar o dente com um lençol de borracha preso por um grampo colocado em volta do dente que será tratado.
Durante o tratamento, várias etapas são necessárias.
Tem o acesso à polpa com o motor, que gerará calor e tem a remoção da polpa com limas e produtos químicos, que irá gerar trauma também.
Depois, teremos que preencher o conduto vazio para o dente não quebrar. Nesse processo, o calor também será gerado.
São muitas etapas que por si só, já provocarão traumas no dente e nos tecidos ao redor dele.
A sensibilidade também é dada pela inervação que tem em volta do dente, na gengiva. Se um dente for fazer o canal, mas já estiver inflamado e o paciente sentindo dor, o problema estará dentro do dente e fora também.
Então, tratar o canal vai resolver uma parte. Para a inflamação de fora do dente sumir, levará um tempo. Não será na hora.
E, muitas vezes, precisará tomar algum analgésico e um antiinflamatório para ajudar na recuperação total do dente.
Em outras situações, a lesão endodôntica se mistura com a lesão periodontal.
Ou seja, tem problema no canal e na parte óssea que sustenta o dente. Formará uma lesão Endo-Perio.
Quando isso acontece, terá que fazer tratamento periodontal também para parar totalmente a dor. Assista este vídeo que você irá gostar!
Outra razão pode ser a presença de trinca ou fratura na raiz.
No RX, dependendo do lugar que estiver, não vai aparecer. Nestes casos, ainda poderemos pedir uma tomografia do dente pra rastrear a suposta trinca ou fratura.
Além disso, um dente pode ter mais de um canal.
Esses canais são bem conhecidos pelo endodontista. Mas, às vezes acontecem variações, como um canal extra ou uma bifurcação. E, pode acabar não sendo tratado.
Mas, continuando…
Esses canais são bem conhecidos pelo endodontista. Mas, às vezes acontecem variações, como um canal extra ou uma bifurcação. E, pode acabar não sendo tratado.
Quando isso acontece, a pessoa continua se queixando de dor. Para resolver isso, a tomografia vai ser muito útil pra resolver esse caso.
Ainda tem mais uma possibilidade:
a restauração da coroa do dente ter ficado alta. Quando a pessoa mastiga, força os ligamentos em volta do dente, dando a sensação de dor. Saiba mais sobre coroa total lendo este post.
Agora, independente da origem dessa dor prolongada, ela deverá ser pesquisada para ser resolvida. Então, não deixa de falar com seu dentista e não tente solucionar por conta própria.
Você percebeu que é comum sentir um desconforto no dente ainda por uns dias, mesmo com o tratamento de canal concluído?
Uma semana é um bom prazo para a pessoa avaliar o que está sentindo.
A dor está diminuindo? Sumiu? Ou está igual? Está piorando?
Essas informações são importantíssimas pro dentista. Por isso, preste bem atenção nela para poder contar depois ao dentista que for lhe atender.
Saúde, Sucesso e Sorria!
(CRO/RJ 28.613)
Você precisa fazer login para comentar.