
Quem já escutou dizer que tomar Antibiótico na infância enfraquece os dentes? Será mesmo?
O Antibiótico é um medicamento de venda controlada. Ou seja, precisa de receita especial para se comprar.
Isso já é um indício de que não é para tomar por qualquer razão.
Ele é usado para combater bactérias que estão fazendo mal para o nosso corpo e causando uma doença.
No nosso organismo, elas já existem. Na boca então, nem se fala! Mas, quando tem um desequilíbrio entre elas ou chega alguma nova espécie causadora de doenças, muitas vezes precisamos prescrever o Antibiótico para nos ajudar no tratamento.
A indústria farmacêutica já desenvolveu uma quantidade enorme de Antibióticos. Uns mais genéricos e alguns bem específicos.
O que determina o tipo a ser usado é a bactéria causadora do problema.
E, a diferença entre o uso no adulto ou criança é basicamente a dosagem.
Mas, existe um Antibiótico, chamado Tetraciclina, que se for usado pela criança na fase de formação dos dentes, principalmente dos permanentes, causará um manchamento muito difícil de reverter.
Esse manchamento causado pela Tetraciclina tem variações na coloração, dependendo do grau de maturidade do dente afetado. No entanto, é muito difícil clarear em qualquer nível.
Quase sempre, precisa de uma cobertura tipo Faceta ou Lente de Contato Dental para mascarar seu efeito sobre os dentes. Por isso, ela não é mais usada por criança.
Além disso, hoje em dia, existem inúmeras opções.
Outra questão muito importante com relação ao uso de Antibiótico na infância é que as fórmulas são adoçadas para ficarem com um gostinho mais agradável pras crianças.
Outro ponto é que as doses são divididas ao longo do dia. Alguns são de 12 em 12 horas, podendo ser dado pela manhã cedo e à noite.
Porém, outros são de 8 em 8h e até de 6 em 6h. Bem na madrugada!
Quem tem filho pequeno sabe da confusão que é dar remédio de madrugada. Pensa bem, a criança está dormindo e tem que ser acordada para tomar remédio….É caótico! Pode acreditar!
Alguém vai lembrar de escovar os dentes dela depois? Mesmo que lembre, duvido que a criança deixe!
Então, tomou o remédio adoçado e voltou a dormir sem limpar a boca.
Quem já assistiu meu vídeo no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia, sobre cárie sabe o quanto é importante a escovação antes de dormir. Clica neste link para assistir depois.
No adulto, esse estrago causado pelo Antibiótico já não acontecerá.
Os dentes já estão completamente formados. Sendo assim, mesmo que o adulto tome a Tetraciclina, não causará manchamento. E o adulto engole comprimido. Não é em solução adoçada como no medicamento dado para criança.
Mesmo se fosse, imagino eu, que ele iria escovar os dentes depois…
Então, dizer que o Antibiótico enfraquece os dentes da criança é uma lenda urbana que tem um certo fundamento. Não diretamente com a substância, mas pelo meio de administração dela. Concorda?
Hoje, eu expliquei porque usar Antibiótico em solução pode enfraquecer os dentes das crianças. Também expliquei porque a Tetraciclina parou de ser prescrita para os pequenos.
Mais um mistério desvendado!
Saúde, Sucesso, Sorria!
(CRO/RJ 28.613)
Você precisa fazer login para comentar.