TEM UM PONTO PRETO NO MEU DENTE. É CÁRIE?

Escovar os dentes é uma prática diária que quanto mais você prestar atenção aos movimentos, melhor será executada. Sendo assim, você começará a conhecer melhor seus dentes e todas as estruturas da boca. Leia este post sobre os dez erros da escovação que sabotam o seu sorriso para não fazer em casa!

Porém, um dia, você reparou um Ponto Preto no seu dente. Será que é cárie? 

Pode até ser…Mas, também pode não ser….

Vou começar pelo mais simples.

Pode ser sujeira.

Qualquer resto de alimento que estava preso entre o dente e a gengiva, mas que o corpo empurrou para fora. Então, um dia apareceu ali. Pode ser semente de morango, pedacinho de fruta seca, tipo passas, ameixa e até uma casquinha de feijão. 

Outra possibilidade: sulco pigmentado

O formato dos dentes posteriores lembra uma pipoca. Tem altos e baixos, não é uma superfície plana como um tampo de mesa. E, o encontro da base desses alto relevos recebe o nome de sulco.

Um paciente não imagina, mas temos uma disciplina na faculdade que é Anatomia Dental. Cada dente tem sua característica, cada parte do dente tem um nome e uma importância pra toda a mastigação. É muito mais complexo do que aparenta. 

Mas, voltando para o sulco. Ele pode ficar escurecido por consequência da ação das bactérias da boca, incluindo a da cárie. Mas, o organismo reequilibrou isso. 

Antigamente, isso quando eu era criança, sulco pigmentado era considerado cárie e tinha que ser removido. No lugar, era feita uma obturação em amálgama, aquele material prateado. 

Hoje, os estudos já mostraram que não tem necessidade de se remover os sulcos pigmentados. Não representam mal nenhum ao dente.

Na verdade, o mal que tinha, o organismo mesmo resolveu. Melhor, impossível!

Uma terceira causa do ponto preto: uma cárie mesmo.

Tenho um vídeo no meu canal do YouTube – Melissa Lucena Odontologia, onde eu falo só sobre a cárie. E, um Ponto Preto, já pode ser uma cavidade aberta, um buraco, mesmo que bem pequeno, ou uma cárie cronificada

Ou seja, o processo carioso foi reequilibrado e ficou escurecido, como no sulco pigmentado que eu acabei de citar. 

Se a cavidade estiver aberta, não terá jeito. Terá que limpar e obturar. Se não fizer nada, aquilo só aumentará com o tempo, podendo chegar na polpa do dente e ainda ter que tratar o canal do dente. 

Se não tiver nenhuma abertura, provavelmente não vai precisar fazer nada. Mas, é bom confirmar com um exame de imagem. Pode ser um RX. E se não incomodar na estética do sorriso, poderá ficar assim. 

Ainda pode ser pigmentação do dente pelos hábitos alimentares da pessoa ou por ação das bactérias cromogênicas, que já existem na nossa boca. 

Se for isso, um bom polimento das coroas dos dentes já irá melhorar a aparência. Esse polimento será feito no consultório dentário, com instrumental e aparelhos apropriados.

Um Ponto Preto no dente, pode não ser nada muito sério. No entanto, deve ser avaliado por um dentista para ter certeza. 

Lembre-se que tudo descoberto no início é mais fácil e mais barato de resolver. Por isso, falo tanto que você deve fazer as visitas regulares preventivas ao dentista a cada seis meses. Leia este post se ainda estiver na dúvida se isso realmente é necessário.

Já perdi as contas de quantas vezes eu falei essa frase. Mas, é assim mesmo. Uma hora, a pessoa passa a dar valor. 

Saúde, Sucesso e Sorria!

Dra. Melissa Lucena

(CRO/RJ 28.613)