
A Osteoporose é mais comum nas pessoas depois dos cinquenta anos. E, ela é silenciosa. Muitas pessoas só descobrem que tem depois da primeira fratura.
Ela é um doença que afeta o nosso osso. E tem vários mecanismos que ajudam ao desenvolvimento dela, como a menopausa, bebida alcoólica, cigarro, pouco Sol e uso de medicamentos como corticóides.
Eu não vou me aprofundar muito nas causas.
Mas, você precisa saber que o nosso osso sofre remodelação o tempo todo. Temos células que produzem e destroem osso. E isso é regulado pelos nossos hormônios.
Quando acontece alguma alteração nessa cadeia, começamos a perder densidade óssea. E a partir daí, os problemas aparecem.
Como eu sou dentista, vou falar dos problemas que aparecem na boca.
Quando uma pessoa começa a perder osso na boca, a gengiva inflama, muda o desenho , pode ficar dolorida e se fizermos um RX, notaremos que teve perda óssea naquela região.
Mas, esses sinais são exatamente os mesmos da Doença Periodontal. Leia este artigo para entender mais!
A diferença entre elas é que na Osteoporose, a perda óssea vai acontecer no corpo todo.
Por isso, é tão importante eu, dentista, e você, paciente, nos conhecermos muito bem. Saber do seu histórico de saúde, da sua família, se você toma algum remédio e pra que você está tomando. Às vezes, eu preciso conversar com o seu médico.
O seu dentista precisa saber do que está acontecendo no seu corpo de uma forma geral pra poder cuidar melhor da sua saúde bucal.
Lembra que o que acontece na sua boca, reflete no corpo todo e vice-versa!
Muita gente esquece que a boca faz parte do corpo!
Outro ponto que é muito importante para um tratamento dentário no caso de pessoas com Osteoporose é saber como está sendo conduzido o tratamento.
Se a pessoa estiver usando qualquer medicamento que seja um Bifosfonato, acenderão várias luzes de alerta!
Alendronato, Ibandronato, Pamidronato, Zometa….São alguns exemplos de nomes comerciais dos Bifosfonatos.
Nesses casos, se uma pessoa tiver alguma exposição óssea nos ossos maxilares, os ossos da boca, pode causar necrose na região.
Esse quadro recebe o nome de Osteonecrose dos Maxilares. É bem dolorido, o osso na região exposta morre e o tratamento é muito difícil e demorado. Envolve cirurgia e uso de antibiótico por muito tempo. Hoje, já temos o LASER, que ajuda muito também.
Então, é melhor não arriscar!
Pelo protocolo americano, é melhor aguardar 4 anos sem uso de Bifosfonatos para poder fazer certos procedimentos, como extração de dentes, implantes ou uma raspagem dentária mais profunda.
Se for uma situação de emergência, por esse protocolo, suspender a medicação 2 meses antes do tratamento e só retornar 3 meses depois da cicatrização completa.
Isso dá no, mínimo, 5 meses sem usar o Bifosfonato. Será que vai afetar o tratamento da pessoa de uma forma geral? Se ela estiver usando a medicação durante um tratamento de câncer? Os Bifosfonatos também são indicados para o tratamento de alguns tipos de câncer.
Por isso, eu sempre recomendo a pessoa procurar um dentista antes de iniciar qualquer tratamento com esse medicamento.
Se precisar fazer alguma intervenção mais radical, faça antes.
Outro sinal de alerta.
Trauma constante pelo uso de prótese removível.
Esse tipo de situação pode causar um aumento de volume nos tecidos que estão sofrendo o trauma. A gengiva fica inchada, faz um alto relevo. E, se deixar aquilo crescer muito tem que tirar.
Cirurgicamente com exposição óssea.
Tratamento ortodôntico também representa risco.
Para movimentar os dentes durante o tratamento, as células formadoras de osso e destruidoras de osso vão ter que agir.
E, esse processo pode ficar alterado pelo uso do Bifosfonato. Ou seja, os dentes poderão ficar com sua sustentação alterada e acontecer uma mobilidade definitiva.
Agora, vou responder uma pergunta que todo mundo me faz.
Por que um remédio que trata a osteoporose pode necrosar os ossos da boca?
Porque ele atua no processo de remodelação óssea. Existem células que produzem osso e outras que destroem o osso. E esse processo tem que existir.
Além disso, esses ossos são muito ricos em vasos sanguíneos. Então, a medicação circula muito rápido por ali.
Estamos falando de uma região altamente contaminada, a nossa boca. Nela tem milhares de micro-organismos que não conseguimos remover.
Mais uma coisa, a camada de tecido que protege esse osso, é fina, se compararmos com o restante do corpo. É só a gengiva. Então, a contaminação é quase certa.
Junta tudo isso numa pessoa com a imunidade alterada.
Necrose óssea nos ossos da maxila.
Uma última informação.
Tudo isso que eu expus, pode acontecer ou não.
Essas consequências são muito influenciadas pelo tipo de tratamento qua ela fará para a Osteoporose.
Vai usar alguma medicação? Qual o tempo de uso dos Bifosfonatos, sua dosagem, evolução da doença, se ela está mais no início ou mais avançada, e se a imunidade da pessoa está normal ou baixa.
Se você tem Osteoporose, mas é muito branda, praticamente só acompanha, pode seguir com seu tratamento normalmente.
Conversa com seu médico, seu dentista e vida que segue!
Saúde, Sucesso e Sorria!
CRO/RJ 28.613
Você precisa fazer login para comentar.