
Quem tem implante dentário sabe quanto tempo levou e quanto investiu pra concluir o tratamento.
Por isso, nem pensa na hipótese dele não dar certo….Mas, às vezes, acontece. E, na maioria das vezes, poderia ter sido evitado.
Então, hoje, vou dar quatro motivos que podem fazer você perder seus implantes. Acompanha a lista abaixo:
- Má Higiene: Limpar uma área implantada é diferente de limpar uma região de dentes naturais. Tem que ser feita com mais atenção e um cuidado maior. Tem uma maneira de passar o fio dental de forma mais eficiente, pode precisar de escovas especiais e e até jatos irrigadores pra auxiliar na limpeza em casa. Mas, toda essa nova rotina, depois que virar hábito, ficará muito fácil de fazer! O mais importante nesta limpeza é evitar a Periimplantite. Ou seja, deixar a gengiva da região do implante sem inflamação, sem sangramento e sem tártaro. Desse jeito, o osso ao redor do(s) implante(s) se manterá saudável e assim, o trabalho continuará firme.
- Trauma Oclusal: Isso quer dizer que os contatos entre os dentes estão muito fortes. Isso irá gerar uma inflamação naquela área e o osso vai começar a ser absorvido daquela área. Com isso, o implante ficará sem apoio e se soltará. Em outras palavras, o implante será perdido.
- Infecção: causada por contaminação durante a cirurgia de instalação dos implantes ou no pós-operatório. Toda alteração na área da cirurgia que cause uma infecção, terá bactérias e muitos outros microorganismos presentes. E isso, atrapalhará a formação do osso ao redor dos implantes. Ou seja, não vai acontecer a osseointegração. Os implantes não fixarão no osso, porque ele não será formado. Tomar a medicação prescrita pelo dentista na dosagem e horário certos também contribuirá para o sucesso do trabalho.
- Falta de Manutenção: fazer a higiene bem feita em casa é super importante. Mas, fazer as consultas de manutenções preventivas com intervalos de tempo programados são fundamentais pra longevidade do seu trabalho. Nestas consultas, o nível ósseo dos implantes será avaliado e será feita uma higienização completa, já que temos a possibilidade de desmontar a prótese se precisar. A oclusão também será checada, pra saber se a força da mastigação ainda está equilibrada como no dia da instalação das coroas sobre os implantes. Porque com o passar do tempo, as coroas vão desgastando, tanto dos implantes quanto dos dentes naturais e pode ter uma mudança no equilíbrio das forças mastigatórias.
Depois que eu mostrei essas causas mais comuns de perdas dos implantes vou perguntar uma coisa: você percebeu que todas elas causam inflamação e esta inflamação leva a perda do osso ou a não formação dele?
Ou seja, o foco é não deixar inflamar! Simples assim!
Quer ler mais sobre o assunto? sugiro esse outro post aqui!
Saúde, Sucesso e Sorria!
(CRO/RJ 28.613)
Imagem gerada por I.A.
Você precisa fazer login para comentar.